Publicado em:
Última atualização:

Na última segunda-feira (22 de agosto de 2022), a atriz Samara Felippo publicou, nas redes sociais, um desabafo sobre as dificuldades da maternidade solo. Emocionada, a artista também aproveitou o momento para agradecer sua rede de apoio e alertou sobre a ausência paterna.

stories da atriz Samara Felippo
Reprodução/Instagram

No desabafo, a atriz utiliza um problema de agenda para exemplificar uma das diversas dificuldades encontradas na maternidade solo. Samara também aborda a ausência paterna, mas agradece o apoio que recebeu de uma dupla de amigos e levanta um alerta sobre a importância da rede de apoio.

“Eu vim falar porque agora que eu estou emocionada, eu acho importante passar isso. Ontem, domingo, eu tive um compromisso que era muito importante para mim estar lá. Mas, eu não tinha como deixar minhas filhas em lugar nenhum” comentou.

“Ontem eu tive apoio de dois amigos que foi muito importante para mim e eu preciso deixar isso claro! Para eles e para todos os outros que eu sei que se estiverem livres e eu precisar, eu sei que posso contar. A gente sabe quem são os nossos” completou Samara Felippo.

O que é maternidade solo

O desabafo de Samara Felippo levantou nas redes sociais um debate sobre a maternidade solo. Mas o é maternidade solo? Grosso modo, a maternidade solo é o nome dado a relação em que a mãe assume exclusiva responsabilidade pela criação do filho. Isso ocorre financeiramente e afetivamente. No entanto, não há relação com o estado civil.

O termo surge também como um substituo da expressão “mãe solteira”, porque a expressão mãe solteira, liga a maternidade ao estado civil da mulher. Ademais, sugere ausência, carência e não dá conta de conter a diversidade de situações que, atualmente, estão ligadas à maternidade.

Leia também: A importância da relação entre pais e filhos

O que é rede de apoio

Rede de apoio é a rede de pessoas que funciona como base de apoio para uma ou mais pessoas. Portanto, podem ser encontrados diferentes níveis de relações nela, como: Pais, familiares, amigos, colegas, vizinhos etc.

Sobre a rede de apoio na maternidade solo, entende-se que ela surge das necessidades cotidianas da mãe. Necessidades que não são obrigatoriamente relacionadas ao filho, logo, pode ser que aconteçam ruídos no processo de formação.

A importância da rede de apoio na maternidade solo

É bom frisar que a rede é de apoio, isto é diferente de ajuda. Há ligações de afeto genuíno e a pessoa da rede estará presente não apenas na ausência da mãe, mas também na realização de tarefas que parecem bobas, mas oferecem tempo para mãe relaxar, descansar, se cuidar… enfim, olhar para si.

Para finalizar, o caso da atriz Samara Felippo nos ensina também que a rede de apoio não é exclusividade da fase de recém-nascido, ou bebê. É um vinculo levado para vida.



Source link

Comente a matéria: