Foto: Adele Instagram
Adele é a grande vencedora da 42.ª edição dos Brit Awards, prémios anuais de música popular da indústria discográfica britânica, ao arrecadar o maior número de galardões. O certame decorreu esta terça-feira (8), na O2 Arena, em Londres.

O ano passado ficou marcado pelo tão aguardado regresso da artista ao mundo da música, após seis anos de hiato. Em novembro de 2021, a cantora e compositora divulgou o quarto álbum de estúdio 30 e, desde então, tem sido um fenómeno mundial. 

De volta aos palcos, Adele revelou-se o principal destaque da mais recente edição dos Brit Awards, ao levar para casa três das mais cobiçadas estatuetas: Artista do Ano, Álbum do Ano e Canção do Ano, comEasy On Me’.

Publicidade

Através das redes sociais, a cantora deixou uma palavra de agradecimento e congratulou os restantes artistas na corrida aos prémios. “Que noite! Obrigada @brits, obrigada Sally e Tom por serem tão amáveis. Obrigada a todos os que estavam na multidão, vocês foram tão barulhentos e amorosos! Parabéns a todos os outros vencedores e nomeados”, lê-se na publicação no Instagram. 


A artista britânica estava nomeada para quatro categorias, tendo apenas perdido uma para Dua Lipa, vencedora da categoria de Melhor Artista Pop/R&B, fruto da votação dos fãs. Até à data, Adele acumulou um total de 12 Brit Awards, ocupando o segundo lugar do pódio. Em primeiro lugar, continua Robbie Williams, portador de 13 prémios a solo e cinco prémios com o grupo Take That. O terceiro lugar pertence aos Coldplay, com nove troféus.

Entre os restantes destaques da noite, encontram-se Ed Sheeran, Billie Eilish e Olivia Rodrigo. O cantor britânico conquistou o troféu de Compositor do Ano, com a música ‘Bad Habits’. Embora não tenha marcado presença no evento, Billie Eilish sagrou-se vencedora na categoria de Melhor Artista Internacional. Já o mais recente fenómeno da Geração Z, Olivia Rodrigo, ganhou o prémio de Melhor Canção Internacional, com ‘Good 4 U’. 

Mais uma noite recheada de música ao vivo

Numa noite que visa celebrar o melhor da música britânica e internacional, a cerimónia ficou marcada pelas várias atuações. Para além de vencer três galardões, Adele continuou a dominar a noite com a interpretação de ‘I Drink Wine’. Pelo meio, surgiram ainda atuações de Ed Sheeran, Anne-Marie, Little Simz, Liam Gallagher e Sam Fender, entre outras.

O comediante Mo Gilligan ficou encarregue de conduzir a 42.ª edição dos Brit Awards. Esta tornou-se na primeira edição sem distinções de género. É de recordar que deixaram de existir as categorias de Melhor Artista Masculino e Melhor Artista Feminina, substituídas por uma categoria única. 

Segundo a revista Rolling Stone,, Tom March, diretor dos Brit Awards, esclareceu que pretende “celebrar as conquistas dos artistas pela música que criam e o trabalho que fazem, independentemente do género”. Outra novidade este ano foi a introdução de quatro novas categorias, nomeadamente de artista Rock/Alternativo, Hip Hop/Grime/Rap, Dance e Pop/R&B.

Confere aqui a lista completa dos vencedores da noite:


Álbum do Ano – Adele (‘30’)

Artista do Ano – Adele

Melhor Grupo – Wolf Alice

Canção do Ano – Adele (‘Easy On Me’)

Melhor Artista Pop/R&B – Dua Lipa

Melhor Artista Dance – Becky Hill

Melhor Artista Revelação – Little Simz

Melhor Artista Rock/Alternativo – Sam Fender

Melhor Artista Hip Hop/Grime/Rap – Dave

Melhor Artista Internacional – Billie Eilish

Melhor Grupo Internacional – Silk Sonic

Melhor Canção Internacional  – Olivia Rodrigo (‘Good 4 U’)

Brits Estrela em Ascensão – Holly Humberstone

Compositor do Ano – Ed Sheeran

Produtor do Ano – Inflo


Reportagem de  para Espalha e Factos 

Comente a matéria:

error

Quer receber notícias no momento da postagem? Se inscreva