A governadora em exercício do Distrito Federal (DF), Celina Leão (PP), anunciou nesta quarta-feira, 25, Sandro Avelar como novo secretário de Segurança Pública do DF. Ele é delegado da Polícia Federal (PF) desde 1999 e chefiou a pasta entre 2011 e 2014, período em que o petista Agnelo Queiroz estava no governo local.

Desde 8 de janeiro, a secretaria está sem titular. Na ocasião, o governador afastado Ibaneis Rocha (MDB) demitiu o então secretário Anderson Torres do cargo. Isso ocorreu depois das manifestações que resultaram em atos de vandalismo na capital federal, com a invasão dos prédios do Executivo, do Legislativo e do Judiciário.

“Recebo esse convite com muita honra e o recebo como uma missão”, disse Avelar, em coletiva de imprensa. “Vou buscar contribuir com o conhecimento que tenho dentro do plano do DF e do governo federal, onde tive oportunidades de atuar, e trazer esse espírito de integração. O objetivo é somarmos esforços e ajudarmos o país neste momento.”

Formado em Direito pela Universidade de Brasília, Avelar é delegado da PF desde 1999. Já exerceu cargos no Sistema Penitenciário Federal, no Ministério da Justiça e liderou o combate ao crime organizado na Superintendência da Polícia Federal no DF.

Nas eleições de 2014, se candidatou ao cargo de deputado federal pelo MDB, em que somou quase 22 mil votos, mas não foi eleito. Em 2021, Avelar atuou na direção-executiva da PF durante o governo do ex-presidente Jair Bolsonaro e trabalhou na posse de Luiz Inácio Lula da Silva, em 1º de janeiro.

Avelar também foi presidente da Comissão Nacional de Segurança Pública dos Portos, Terminais e Vias Navegáveis (Conportos) do Ministério da Justiça.

Source link

Comente a matéria: