Com mais de 6,6 mil casos confirmados, o governo dos Estados Unidos declarou na quinta-feira 4 a varíola dos macacos como emergência nacional de saúde pública. A medida tem o objetivo de dar uma resposta federal ao surto e acelerar a distribuição de uma vacina. “Estamos preparados para levar nossa resposta ao próximo nível”, afirmou a jornalista o secretário de Saúde dos EUA, Xavier Becerra.

Califórnia, Nova Iorque e Illinois já haviam declarado emergência estadual em decorrência do aumento de casos. No plano federal, o presidente Joe Biden nomeou, dois dias atrás, dois funcionários para coordenarem a resposta do governo à doença. A maioria das pessoas que contraíram a doença no país são gays.

No final de julho, a Organização Mundial da Saúde (OMS) declarou a varíola dos macacos uma emergência de saúde global e o presidente da entidade chegou a sugerir que homossexuais reduzissem o número de parceiros sexuais.

Segundo dados da OMS, mais de 26 mil casos em 80 países já foram confirmados. Os EUA estão entre os países com maior número de ocorrências, mas nenhuma morte foi registrada até agora. 

A expectativa da declaração de emergência de saúde pública é o aumento da coordenação entre agências federais e da comunicação com estados e localidades e o desenvolvimento de novas estratégias pelo governo para distribuir vacinas e tratamentos, disse Robert Fenton, coordenador nacional de resposta à varíola da Casa Branca. Segundo Fenton, a capacidade de testes aumentou de 6 mil testes por semana para 80 mil. “Esperamos que os casos continuem a aumentar à medida que temos mais acesso aos testes”, disse Rochelle Walensky, diretora do Centro de Controle de Doenças (CDC).

Identificada pela primeira vez em macacos em 1958, a doença apresenta sintomas leves, incluindo febre, dores e lesões na pele cheias de pus, e as pessoas tendem a se recuperar num período de duas a quatro semanas, de acordo com a Saúde.





Source link

Por favor, compartilhe:
Pin Share

Comente a matéria:

error

Quer receber notícias no momento da postagem? Se inscreva

Descubra mais sobre mnegreiros.com

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading